Yamaha R1 2010
Lançada em 1998, a R1, como é popularmente conhecida, chegou para quebrar a barreira dos 300 km/h de velocidade final, antes só atingidos pelas grandes sport-touring como a CBR1100XX Blackbird, e ao mesmo tempo, proporcionar a esportividade das Motos mais leves de 600cc da época, como a CBR 600 F3. Pela primeira vez uma Moto fabricada em série atingiria a relação de peso-potência de 1:1 (1 cavalo para cada kilograma). Sendo a primeira das Super Esportivas, a R1 se consagrou como um ícone entre as motos. Já com 11 anos de história, o modelo 2010 chega ao Brasil com importação oficial da Yamaha. E vem cheia de novidades.
O motor da nova R1 2010 conta com uma nova engenharia onde o girabrequim, chamado de crossplane, tem seus angulos modificados de forma que o funcionamento dos 4 cilindros não segue a tradicional forma de 1 cilindro por tempo (Um na admissão, um na compressão, um na ignição e um na exaustão). Os novos angulos permitem uma entrega de torque mais linear em baixos e médios regimes, e mais suave em altos regimes de RPM, tornando assim a moto mais “domável”, mas sem perder a esportividade e os impressionantes números de desempenho.
O motor da nova R1 2010 conta com uma nova engenharia onde o girabrequim, chamado de crossplane, tem seus angulos modificados de forma que o funcionamento dos 4 cilindros não segue a tradicional forma de 1 cilindro por tempo (Um na admissão, um na compressão, um na ignição e um na exaustão). Os novos angulos permitem uma entrega de torque mais linear em baixos e médios regimes, e mais suave em altos regimes de RPM, tornando assim a moto mais “domável”, mas sem perder a esportividade e os impressionantes números de desempenho.
Na nova solução proposta pela Yamaha R1, os ângulos dos pistões foram modificados, fazendo com que o motor dê uma explosão, e apenas 45 graus depois, dê outra, aproveitando assim a ignição da explosão anterior e gerando mais torque. Após um silêncio de 225 graus, uma nova explosão acontece e apenas 45 graus depois, a última explosão. O resultado deste novo acerto é um comportamento completamente diferente do motor, proporcionando um torque mais linear e presente em uma faixa maior de RPM. O torque máximo pouco aumentou (de 11,5 para 11,8), porém, a faixa útil ficou maior e com isso a Moto ficou muito mais “na mão”.
Yamaha R1 2010.
Além do novo motor, a R1 2010 conta com embreagem deslisante, Injeção Eletrônica com 3 mapas selecionáveis (Standard, A e B, sendo o “A” o mais nervoso e o “B” o mais fraco).
A R1 2010 conta ainda com novos quadros, nova suspensão, novos pneus (190/55-R17), amortecedor de direção. Tudo para deixar a moto ainda melhor. Certamente um prato cheio para quem quer se sentir um piloto!
Quanto ao design, pouca coisa mudou. A carenagem frontal está mais “pontuda”, na traseira, os escapamentos ganharam formas triangulares e a lanterna de LED também tem novo desenho.
A R1 2010 vai estar disponível apenas na cor preta com detalhes em dourado, e o preço sugerido é de R$ 64.218,00.
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